Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma área de um hospital voltada ao atendimento de pacientes que necessitam um cuidado especial e monitoramento constante. Em uma UTI, o paciente é monitorado 24h por dia, com a ajuda de suporte humano, profissionais de diferentes especialidades e aparelhos tecnológicos.
Classificada de acordo com a idade do paciente (Neonatal, pediátrica ou adulta) e por sua especialidade (cardiológica, cirúrgica, neurológica, etc), as unidades de tratamento intensivo é composta por uma equipe de diversas áreas de atuação para o tratamento eficaz e rápido ao paciente.
Para um acompanhamento constante e eficaz, os pacientes ficam conectados a aparelhos que são capazes de monitorar os seus sinais vitais e a sua evolução. Respiradores, monitor multiparamétrico, eletrocardiógrafo, são alguns deles.
Conforme a evolução do paciente, ele pode ser submetido a exames e avaliações para determinar o seu quadro clínico e a sua permanência na unidade.
Apesar de ser uma unidade de constante monitoramento e tratamento, as visitas são permitidas, porém, o visitante precisa cumprir os protocolos de higienização para evitar contaminação.
Gostou de saber como funciona uma unidade de terapia intensiva? Se cadastre abaixo e recebe conteúdos exclusivos!