Em um hospital, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um dos setores de maior tensão e que a atenção do profissional deve ser redobrada pois a vida de uma pessoa pode estar em risco. Por se tratar de uma unidade com o foco contínuo aos pacientes e com suporte à vida, é indispensável um amparo além do humano, mas também tecnológico.
Na UTI, equipamentos de alta qualidade são utilizados initerruptamente para o auxílio ao tratamento do paciente. Dessa forma, o apoio dos equipamentos é imprescindível e tem alguns que não pode faltar em uma UTI, podendo, inclusive, levar o paciente à óbito por sua ausência.
Conheça alguns dos equipamentos essenciais em um Unidade de Terapia Intensiva:
Eletrocardiógrafo
O eletrocardiógrafo é responsável por avaliar toda a atividade do coração do paciente. Por meio de eletrodos, ele controla a atividade do coração e detecta e permite o diagnóstico de vários problemas, entre eles: arritmia, taquicardia, infarto, isquemia, entre outros.
Oxímetro
Equipamento usado para mensurar a quantidade de oxigênio no sangue, o oxímetro consegue fazer a mensuração por meio de um sensor luminoso que identifica as substâncias diretamente nas artérias. Além de medir a concentração de oxigênio no sangue, o aparelho também permite verificar a frequência cardíaca e respiratória.
Ventilador pulmonar
Um dos equipamentos mais importantes, o ventilador pulmonar tem a função de garantir a ventilação artificial e suporte ao paciente que esteja incapaz de respirar por vias normais. Exige rapidez no seu manuseio, já que é um equipamento de suporte à vida e de urgência.
A sua principal função é monitorar os sinais vitais do paciente, entre eles o controle da saturação do oxigênio, batimentos cardíacos, inconsistências na pressão arterial, entre outros monitoramentos vitais para o acompanhamento de um paciente.
Monitor multiparamétrico
A sua principal função é monitorar os sinais vitais do paciente, entre eles o controle da saturação do oxigênio, batimentos cardíacos, inconsistências na pressão arterial, entre outros monitoramentos vitais para o acompanhamento de um paciente.
Desfibrilador
Importantíssimo para pacientes com parada cardiorrespiratória, o desfibrilador descarrega uma carga elétrica no coração do paciente para tentar reestabelecer o ritmo cardíaco do paciente, sendo um aparelho indispensável para salvar vidas.
Além desses citados acima, há outros tipos de equipamentos como cateteres, sondas, estetoscópio, que também auxiliam os profissionais e são indispensáveis no dia a dia de um hospital.
Quer saber mais sobre UTI e outros assuntos da área? Se cadastre no formulário abaixo e receba conteúdos exclusivos.